O programa tem por objetivo permitir ao jovem a conquista do seu Primeiro Emprego e contribuir para a formação integral do adolescente, capacitando-o para seu desenvolvimento pessoal e profissional e acompanhando-o durante esse período e se necessário fornecendo-lhe orientação psicológica, fundamentando-se na Lei 10.097/00 e nos princípios do trabalho educativo do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Vale apontar que as ações desenvolvidas possuem caráter preventivo e proativo, sempre pautadas na garantia de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
A aprendizagem cria oportunidade de preparação e acompanhamento dos adolescentes para lidar com diferentes situações pessoais, comportamentais e sociais, contribuindo para desenvolvimento dos adolescentes e jovens de maneira integral. A formação é composta por atividades teóricas e práticas, organizadas em complexidade progressiva.
Quanto ao trabalho social essencial ao programa são realizados:
acolhida e escuta;
visita domiciliar;
orientação;
fortalecimento da função protetiva da família;
grupos de convívio e fortalecimento de vínculos;
acompanhamento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território;
elaboração de relatórios;
manutenção de prontuários e articulação com CRAS e o CREAS.
O objetivo constitucional de “promoção da integração ao mercado de trabalho” está evidenciado a partir da formação ofertada nas atividades do programa, por meio das quais são reconhecidas as capacidades e potencialidades dos usuários, promovendo o seu protagonismo na busca de direitos e espaços de integração, bem como o resgate de sua autoestima, autonomia e resiliência;
Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de adolescentes e jovens, bem como no fortalecimento de vínculos familiares e sociais;
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de adolescentes e jovens, estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos;
Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional;
Estimular a capacidade empreendedora, pensamento crítico e investigativo, exercício da cidadania, valorização de princípios éticos;
Oferecer formação política-cidadã e técnico-profissional metódica visando à qualificação e integração ao mundo do trabalho;
Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
Os conteúdos são desenvolvidos pela AVEHA por meio de atividades expositivas e participativas, envolvendo a formação específica e, especialmente, a formação político-cidadã e geral para o mundo do trabalho, em percursos formativos que envolveram temas relevantes não apenas à formação profissional, mas à constituição do cidadão e cidadã e de seu projeto de vida, com o objetivo de ampliar as probabilidades dos adolescentes e jovens superarem condições desfavoráveis e, de fato, integrarem-se ao mercado formal de trabalho ao término do programa devidamente inscrito no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP e validado pelo Ministério da Economia.
Durante todo o programa os adolescentes, jovens e suas famílias contam com espaço de escuta qualificada. O modelo de aprendizagem desenvolvido, baseado na concomitância, possibilitou uma maior integração entre Entidade, Adolescente/Jovem, Família, Escola e Estabelecimentos Parceiros, facilitando a identificação de fragilidades sociais a serem minimizadas.
O Programa foi elaborado de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências. Para tanto, predominam as técnicas teóricas e vivenciadas. Educadores e equipe técnica trabalham conteúdos e metodologias de forma interativa, moderna e interdisciplinar. A entidade promove a formação humana, possibilitando o desenvolvimento de uma postura ética, da autonomia intelectual, do pensamento crítico e criativo. A formação geral para o mundo do trabalho também implica na preparação do adolescente/jovem para adaptação às constantes mudanças no perfil e requisitos para as ocupações. Os conteúdos de formação política-cidadã do Programa de Socioaprendizagem.
O Programa Jovem Aprendiz tem duração de 15 meses nos seguintes períodos:
2ª e 6ª – somente na empresa com carga horária de 06(seis) horas;
3ª,4ª e 5ª feiras – os jovens praticam suas atividades na tanto na empresa quanto na entidade com carga horaria de 03(três) hás em cada local, totalizando as 06hs permitidas de trabalho ao jovem aprendiz. na entidade.
Adolescentes na faixa etária entre 15 à 18 anos de idade, de ambos os sexos, residentes no Município de Vinhedo, estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da rede pública estadual, prioritariamente em situações de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, concluintes das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Começar, por meio de procura espontânea e encaminhamentos pelo CRAS, CREAS e rede socioassistencial e reenviado à equipe do Programa de Socioaprendizagem, foram organizados horários, para que os aprendizes pudessem receber uma devolutiva de seu desempenho, dentro do horário semanal de atividades teóricas.